Campos do Jordão fechará comércio e serviços não essenciais no fim de semana

 Campos do Jordão fechará comércio e serviços não essenciais no fim de semana

Diante do crescimento de casos de Covid-19 e aumento do número de internações, o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, se reuniu na manhã desta quarta-feira (29), com representantes da sociedade civil organizada e entidades de classe para definir novas regras de funcionamento para o comércio e serviços.

Na reunião, o prefeito solicitou empenho de todos para a adesão as novas regras e disse ser fundamental a participação da sociedade para evitar aglomerações e o número de pessoas circulando na cidade e assim frear a pandemia. Somente desta forma é que a cidade conseguirá avançar, no plano de reabertura econômica do Estado de São Paulo.

De acordo com os estudos da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Contingência do Governo do Estado de São Paulo é fundamental, neste momento, frear a contaminação para que haja, por consequência, uma diminuição de casos e internações.

Nos últimos dias, a cidade vem registrando em média 10 novos casos de Covid-19 e na última semana, infelizmente, foram quatro óbitos.

Capivari fechado

O consenso na reunião foi o de não atender clientes na porta, pelo serviço “take-away”. Esta modalidade de entrega já estava proibida por Decreto Municipal, desde o início da pandemia e conta com uma decisão da Justiça de que o serviço não pode acontecer.

Além do prefeito, participaram da reunião o presidente do Sinhores – Sindicato do Hotéis e Restaurantes, Paulo César da Costa, o presidente da Cozinha da Mantiqueira Fernando Peretti, o presidente da Associação Comercial Ricardo Castelfranchi, proprietários de restaurantes do Capivari e os secretários de Saúde, Márcio Stievano e de Turimo, André Barbêdo.

“Todos entendemos as dificuldades financeiras. O que podíamos fazer em nível municipal está sendo feito, do ponto de vista tributário, da atenção básica e de saúde, incluindo a instalação de UTI em parceria com o Governo do Estado, cujos equipamentos chegam amanhã. O governo do Estado vai realizar no próximo ano, dos festivais e acabamos de aprovar um Plano de Marketing para fomentar o turismo no alto na serra, criando uma nova temporada, nos últimos meses do ano. Mas, todo este esforço não tem nenhum sentido, se não controlarmos a pandemia agora”, disse o prefeito Fred Guidoni.

 

Novas regras

O prefeito assinou o Decreto 8.152, de 29 de Julho de 2020,  ao término da reunião. O Decreto prevê que a partir de quinta-feira, o comércio não essencial, imobiliárias, escritórios, shoppings e galerias, irão abrir das 10h às 16h de segunda a quinta-feira, ampliando em duas horas o horário de funcionamento.

Nas sextas, sábados, domingos e feriados, estes estabelecimentos devem permanecer fechados. O sistema de delivery e drive thru em restaurantes podem funcionar, o que permitirá atender quem estiver nos hotéis e aqueles que pedirem comida em casa.

Também já está publicado no Diário Oficial, o Decreto 8.150, de 28 de Julho de 2020, que prorroga a quarentena na cidade até o dia 10 de Agosto.

 

Mais consciência

A Prefeitura mantém um carro de som na rua, alertando para a necessidade de ficar em casa e o uso de máscara. Nesta tarde, começará a instalar propaganda, em diversos pontos, lembrando do uso de máscara e as medidas de higiene e segurança. Em todos os relógios digitais, desde abril, também há mensagens alusivas à pandemia e à obrigatoriedade do uso de máscaras.