Ubatuba promove evento para amantes de aves

 Ubatuba promove evento para amantes de aves

Durante os dias 06 e 07 de outubro, o bairro das aves – Folha Seca, em Ubatuba, recebe  o 2º Festejo de Amor às Aves, Natureza e Cultura – AVIFEST 2018.
A programação gratuita, inclui as famosas passarinhadas terrestres e aquáticas, conhecidas como saídas de campo para observação de aves, visitação aos famosos beija-flores do Sr. Jonas, a Fazenda Folha Verde, além das passarinhadas pelo Rio Cajarana conduzidas por barqueiros capacitados pela PROMATA. Associado à programação das celebrações municipais e nacionais do “Dia da Ave” a II AVIFEST celebra essa relação entre seres humanos e pássaros.

As trações musicais ficam por conta de  João Terra, Concertada, Sander Barbosa & Myltinho César e Lenin Terra.

O evento  é aberto com o pedido de “Proteção do Tangará”, ave símbolo de Ubatuba. Esse ano além da abertura, a tangará fêmea é a homenageada do ano, junto ao ninho no cartaz do evento. Entre as aves é comum apresentarem dimorfismo sexual. As fêmeas geralmente são pardas, em tons de marrom e bege, em alguns casos são verdes, como a Tangará. Quando as fêmeas são coloridas, frequentemente suas plumagem é mais “desbotada” em relação a do macho.  Dessa forma elas ficam menos visíveis para os predadores, protegendo assim seus ninhos.

O ornitólogo amador Carlos Rizzo, criador do Festival de Observação de Aves de Ubatuba, pioneiro nos esforços para conservação da avifauna de Ubatuba é o “Passarinheiro do Ano – AVIFEST”. Rizzo, tem destacado pioneirismo na observação de aves e extrema relevância no desenvolvimento do turismo sustentável, associado à atividade. Formou e motivou diversos passarinheiros, além de ser indutor de grupos e coletivos importantes na região da Costa Verde do Brasil. Por seu notório saber e disseminação de seu amor,  contribuiu diretamente para o surgimento da AVIFEST.

HISTÓRIA DO EVENTO

O festejo nasceu da semente plantada pelo famoso passarinheiro, “Seu Jonas”. Ele mantém, com amor, em seu sítio na Folha Seca, um ponto de observação de aves reconhecido internacionalmente. Inspirados por essa importante iniciativa, desejando multiplicar essa importante iniciativa, membros do negócio social MudaMundo e da Associação de Moradores e Amigos da Folha Seca – AMAFS iniciaram o processo de cocriação da AVIFEST e PROMATA, UbatubaBird. O Caiçara Criativo, Rede Agroecológica Caiçara, APPRU, LéKumKré aderiram rapidamente a rede de colaboração, fazendo do sonho realidade em 2017

A programação completa está disponível no https://www.facebook.com/AvifestBR/.

LOCAL: Estrada da Folha Seca, 187 – Folha Seca, Ubatuba – SP.