Notícias locais

3 de maio de 2021

Dias das Mães: cosméticos e refeições são as apostas


O Dia das Mães é sempre uma data capaz de gerar uma movimentação comercial interessante e é conhecida no varejo como o “segundo Natal” do setor. Embora neste ano permaneçam as medidas de isolamento social para prevenção da Covid-19, a expectativa de vendas para o varejo é moderada, dada a crise econômica que o Brasil atravessa.

Ainda sim, mais da metade dos brasileiros pretendem presentear suas mães e figuras maternas (58,6%), segundo uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo. Em outro levantamento, realizado pela empresa de pesquisa MindMiners, é apontado que os brasileiros vão comemorar a data comprando presentes (66%), mas também realizando refeições especiais em casa (60%) e reuniões familiares, com menor percentual este ano por conta da pandemia (33%).

Depois dos cosméticos, refeições são os presentes mais procurado

Ainda de acordo com o levantamento da MindMiners, realizado entre os dias 4 e 8 de abril, o presente do Dia das Mães consistirá nas seguintes categorias:

O resultado acima, somada à tradição familiar do almoço de Dias das Mães, abre oportunidade para os supermercados apostarem em soluções como refeições prontas ou que agilizem a preparação e diminuam o trabalho das gestoras dos lares.

Flores têm boa expectativa para o período

O Dia das Mães também abre precedente para outras categorias mais sazonais, como flores. Embora não permaneçam no sortimento recorrente de muitos supermercados, esta é uma época do ano em que a categoria apresenta uma oportunidade de crescimento.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura, a data representa 16% do faturamento do setor no ano e este mercado vem crescendo muito, sobretudo, por conta da pandemia, que renovou o interesse nas plantas ornamentais, a partir do isolamento social e a ressignificação do lar.  Em 2020, o setor experimentou um crescimento de 10% em relação a 2019, movimentando R$ 9, 6 bilhões.

A pesquisa da MindMiners traz também um recorte interessante quando se trata de flores: quando muda a figura a ser presenteada (esposa, companheira ou sogra), as plantas ganham mais destaque.

Voltar para Notícias

parceiros